segunda-feira, 15 de abril de 2013

FEIJÃO- BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


 Feijão - Benefícios para a Saúde




"O feijão é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros feijões. Além de diminuir o colesterol, o feijão possui um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes feijões sejam uma escolha especialmente favoravel para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinados com cereais integrais, como o arroz, o feijão fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura.

Uma fibra cinco estrelas

Dentro do panorama de conteúdo de fibras nos alimentose, verá que os legumes levam vantagem. No caso do feijão, este é rico em fibras solúveis e insolúveis. Uma xícara de feijão cozido fornece 45,3% da ingestão diária recomendada de fibras.

As fibras solúveis possuem uma substância gelatinosa no trato digestivo, que se liga com a bile (que contém colesterol) e ferries para fora do corpo. Os estudos têm mostrado que a fibra insolúvel, não só ajuda a aumentar o volume das fezes e prevenir a obstipação, mas também ajuda a prevenir doenças digestivas como a síndrome do intestino irritável e diverticulose.


Diminua o risco de ataque cardíaco

Os benefícios do feijão para a saúde do coração não se devem apenas à sua fibra, mas também às quantidades significativas de ácido fólico e magnésio do mesmo.  O folato ajuda nos níveis mais baixos de homocisteína, um aminoácido que é um produto intermediário num importante processo metabólico chamado de ciclo de metilação.

Os níveis sanguíneos elevados de homocisteína são um fator de risco independente para o ataque cardíaco, derrame ou doença vascular periférica, e encontram-se entre 20-40% dos pacientes com doença cardíaca. Estima-se que o consumo de 100% do valor diário (DV) de folato seria, por si só, capaz de reduzir cerca de 10% do número de ataques cardíacos sofridos pelos americanos a cada ano. Apenas uma xícara de feijão cozido fornece mais da metade (57,3%) do consumo diário recomendado de ácido fólico.

O feijão fornece ainda boas doses de magnesio, que o colocam em vantagem na sua coluna de benefício nos efeitos cardiovasculares. O magnésio é um bloqueador por natureza do canal de cálcio. Quando há uma quantidade suficiente de magnésio, as veias e artérias podem respirar de alívio e relaxamento, o que diminui a resistência e melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes por todo o corpo.

Estudos mostram que a deficiência de magnésio não está associada apenas com o ataque cardíaco, mas que imediatamente após um ataque cardíaco, a falta de magnésio suficiente promove uma lesão radical para o coração. Quer, literalmente, manter o seu coração feliz? Coma feijão - uma porção fornece 19,9% das suas necessidades diárias de magnésio.


O feijão dá-te energia para queimar estabilizando ao mesmo tempo os níveis de açucar no sangue.

Além dos seus efeitos benéficos sobre o coração e sistema digestivo, a fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Se tiver resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, o feijão pode realmente ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, fornecendo a energia de queima lenta.

Estudos em dietas ricas em fibras, Segundo os níveis de açúcar no sangue, mostram os benefícios dramáticos fornecidos por estes alimentos elevados em fibra. Os investigadores compararam dois grupos de pessoas com diabetes tipo 2 que foram alimentados com diferentes quantidades de alimentos ricos em fibra. Um grupo comeu o padrão americano de dieta do diabético, que continha 24 gramas de fibra por dia, enquanto o outro grupo comeu uma dieta contendo 50 gramas de fibra por dia.

Aqueles que comeram a dieta mais rica em fibras apresentaram menores níveis de glicose plasmática (açúcar no sangue) e insulina (o hormônio que ajuda a obter açúcar no sangue para as células). O grupo de fibras também reduziu o colesterol total em cerca de 7%, os níveis de triglicérides em 10,2% ea VLDL (Very Low Density Lipoprotein - a forma mais perigosa do colesterol) de 12,5%.


O Ferro para a Energia

Além de fornecer uma queima lenta de carboidratos complexos, o feijão pode aumentar a sua energia, ajudando a reabastecer o seu armazém de ferro.

Especialmente para as mulheres menstruadas, que estão mais em risco de sofrer uma deficiência de ferro, aumentar o seu armazém com feijão é uma boa idéia - especialmente porque, ao contrário da carne vermelha, outra fonte de ferro, o feijão é baixos em calorias e praticamente livre de gordura. O ferro é um componente integrante da hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, e também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia eo metabolismo.

E lembre-se: Se você estiver grávida ou a amamentar, as suas necessidades de ingerir ferro aumentam. Em crianças e adolescentes em fase de crescimento, também se verifica um aumento das necessidades de ferro. Um copo com uma porção de feijão fornece 28,9% da ingestão diária recomendada de ferro.


Manter sua memória com tiamina (vitamina B1)

A tiamina participa em reações enzimáticas de produção de energia e também é fundamental para as células do cérebro / função cognitiva. Isso ocorre porque a tiamina é necessária para a síntese de acetilcolina, o neurotransmissor importante essencial para a memória e cuja falta foi vista como um factor contribuinte significativo relacionado com a idade em função de insuficiência mental (senilidade) e da doença de Alzheimer.

No caso da doença de Alzheimer, que esta caracteriza-se clinicamente por uma diminuição dos níveis de acetilcolina. Não se esqueça de fazer do feijão uma constante na sua dieta saudável: um copo com uma porção de feijão cozido fornece 18,7% do valor diário para a tiamina.


Manganês para produção de energia e de defesa antioxidante

Os feijões são uma boa fonte de mineral manganês , que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e das defesas antioxidantes.

Por exemplo, a enzima superóxida dismutase oxidativo chave, que desarma os radicais livres produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), necessita de manganês. Apenas uma xícara de feijão fornece 42,0% da DV para este importante traço muito mineral.


Fonte de proteínas

Se quiser saber como substituir a carne vermelha na sua dieta, torne-se um fã de feijão. Estes feijões são uma boa fonte de proteínas, e quando combinados com um cereal integral como o macarrão de trigo integral ou arroz integral, fornecem proteína comparável ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem as calorias ou gorduras saturadas encontradas nesses alimentos.

E quando você obtiver a sua proteína de feijão, começa também a estabilizar o açúcar no sangue e a receber os benefícios para o coração, prestados pela fibra solúvel dessa leguminosa versátil. Uma xícara de feijão fornece 15,3 gramas de proteína - que é de 30,7% do valor diário de proteína."


Fonte:http://i-legumes.com/feijao-beneficios.html

2 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.