domingo, 28 de abril de 2013

LENTILHAS- BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Lentilha - Benefícios para a Saúde 

"As lentilhas são um pequeno mas poderoso membro nutricional da família das leguminosas, sendo igualmente uma boa fonte de fibras capazes de  baixar o colesterol. Não só ajudam a reduzir o colesterol, como possuem um poder especial de controlar distúrbios de açúcar no sangue devido o seu alto teor de fibras, que impede que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente após uma refeição. 
Mas esse é apenas um dos muitos benefícios que as lentilhas têm para oferecer. Também fornecem uma quantidade excelente de seis minerais importantes, dois B-vitaminas e proteínas, tudo praticamente sem gordura. Tudo isto com apenas 230 calorias num copo inteiro de lentilhas cozidas.
Lentilhas 5 estrelas em Fibras
Confira nas embalagens de legumes, a quantidade de de fibras existentes nos alimentos. As lentilhas, como o feijão, são ricas em fibras alimentares, do tipo solúvel e insolúvel. Dentro das fibras solúveis, verifica-se a existência de uma substância gel no aparelho digestivo que enreda bile (que contém colesterol) e ferries para fora do corpo.
Os estudos têm mostrado que a fibra insolúvel, não só ajuda a aumentar o volume das fezes e prevenir a obstipação, mas também ajuda na prevenção de doenças digestivas como a síndrome do intestino irritável e diverticulose.


As lentilhas fornecem-lhe energia para queimar, estabilizando ao mesmo tempo o açúcar do sangue.
Além dos efeitos benéficos sobre o sistema digestivo e do coração, a fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Se você tiver resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, as leguminosas como as lentilhas podem realmente ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, fornecendo a energia de queima lenta.

Estudos feitos em dietas de fibra alta, mostraram que os níveis de açúcar no sangue revelam os benefícios dramáticos fornecidos por estes alimentos elevados em fibra. Os investigadores compararam dois grupos de pessoas com diabetes tipo 2 que foram alimentados com diferentes quantidades de alimentos de elevados teor de fibra.

Um grupo comeu o padrão americano de dieta do diabético, que contem 24 gramas de fibra por dia, enquanto o outro grupo comeu uma dieta contendo 50 gramas de fibra por dia. Aqueles que comeram a dieta mais rica em fibras apresentaram menores níveis de glicose plasmática (açúcar no sangue) e insulina (o hormônio que ajuda a obter açúcar no sangue para as células). O segundo grupo também reduziu o colesterol total em cerca de 7%, os níveis de triglicérides em 10,2% e a VLDL (Very Low Density Lipoprotein - a forma mais perigosa do colesterol) de 12,5%.
Ferro para a Energia
Além de fornecer lenta queima de carboidratos complexos, as lentilhas podem aumentar a sua energia, fornecendo ferro. Especialmente para as mulheres menstruadas, que estão mais em risco para deficiência de ferro, aumentar a quantidade de ferro com lentilhas é uma boa idéia - especialmente porque, ao contrário da carne vermelha, outra fonte de ferro, as lentilhas não são ricas em gordura e calorias.

O ferro é um componente integrante da hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, e também faz parte dos principais sistemas enzimáticos para a produção de energia e do metabolismo. E lembre-se: Se estiver grávida ou a amamentar, a necessidade de ingerir ferro aumenta. No crescimento das crianças e adolescentes, a necessidade de uma alimentação rica em ferro também é maior."

Fonte:http://www.i-legumes.com/lentilha-beneficios.html


4 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.