segunda-feira, 17 de junho de 2013

OS BENEFÍCIOS DA ROMÃ

 

Rica em água, potássio e antioxidantes e com apenas 50 calorias

"Por trás dos bagos vermelhos e rosados de sabor agridoce está um fruto exótico que tem imensas propriedades benéficas para o organismo e, por conseguinte, para a saúde.
A romã ajuda, entre outras coisas, a manter baixos os níveis de colesterol e de tensão arterial, e a sua vitamina C protege das constipações.
Qual é a melhor?
Dada a baixa produção nacional de romã (praticamente circunscrita à zona do Algarve, segundo o observatório dos mercados agrícolas e das importações agro-alimentares), a grande maioria das romãs que se consomem em Portugal são provenientes de Espanha, em particular, da região da Andaluzia, que produz algumas das variedades mais sumarentas e nutritivas.
As melhores são as maiores e as mais pesadas, com uma casca firme e acastanhada. Mas se encontrar romãs originárias do Afeganistão, de tom vermelho muito vivo e com, pelo menos, 10 cm de diâmetro, não hesite. São conhecidas como as melhores romãs do mundo!
Porque é tão saudável?
  • Não tem gordura nenhuma, apenas hidratos de carbono (e mesmo assim em quantidade reduzida) que dão energia de forma imediata, e um elevado teor de água, que lhe confere uma incomparável suculência e ajuda a manter o corpo saudável e hidratado.
  • Tem uma quantidade significativa de potássio, o que, aliado ao seu reduzido nível de sódio, ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se numa recuperação mais eficaz da saúde das células, melhorias no sistema nervoso e muscular, e redução da tensão arterial.
  • É rica em substâncias antioxidantes (flavonóides, pró-vitamina A e vitamina C, bem como taninos, substância responsável pela sensação áspera do sabor da romã) que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
  • Possui ainda uma acção anti-inflamatória, digestiva e purificadora do sangue. "
Fonte:http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/nutricao/artigos-gerais/osybeneficiosydayroma.html

4 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.