sexta-feira, 28 de junho de 2013

TRATAMENTO CASEIRO PARA A TOSSE

"Um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse com catarro é a canela em pau. Seu potencial curativo é potencializado quando a canela é usada em conjunto com o cravo da índia, limão e mel, em forma de chá.

Receita do tratamento caseiro para a tosse

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 3 cravos da índia;
  • 1 rodela de limão;
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

Para preparar este tratamento caseiro, coloque todos os ingredientes em um bule e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 xícaras deste chá por dia.
A canela e o cravo da índia são bactericidas e ajudam a eliminar os micro-organismos causadores da tosse, já o limão e o mel contêm propriedades expectorantes, que ainda ajudam a fortalecer o sistema imune, devido ao seu alto teor de vitamina C.
Este remédio caseiro só é contraindicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.

Remédio caseiro para a tosse alérgica

A tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persistente, que não está associada a gripes ou resfriados. Neste caso, um ótimo remédio caseiro para a tosse alérgica é o chá de urtiga.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas secas de urtiga;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e deixe ferver, quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a urtiga. Tape a panela e espere amornar, coe e beba a seguir, podendo adoçar com 1 colher de mel. Tome 2 xícaras ao dia.
A urtiga é uma planta medicinal que contém propriedades anti-histamínicas e, por isso, combate as diversas alergias, sendo eficaz no combate à tosse seca, podendo ser utilizada até mesmo por crianças. Mas, deve-se conversar com o pediatra antes de iniciar este tratamento, para se certificar de que se trata de uma tosse com fundo alérgico.

Remédio caseiro para tosse infantil

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a tosse infantil, que persiste por mais algumas semanas após um episódio de gripe, é o sumo da cenoura.
Basta ralar uma cenoura de tamanho médio e colocá-la em um copo dentro da geladeira. Após alguns minutos, a cenoura irá largar um sumo próprio. Coe e dê este sumo à criança, misturado com a mesma quantidade de mel, várias vezes ao dia.
A cenoura contém altas doses de vitamina C e é antitússica, o que contribui para diminuir as crises de tosse na criança. Este é um excelente remédio caseiro para tosse nas crianças porque, além de ter propriedades antitússicas, é natural e tem sabor adocicado, sendo facilmente aceito pela criança."

Fonte:http://www.tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-a-tosse/

2 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.