domingo, 26 de maio de 2013

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DO LOURO







"Os benefícios de saúde do óleo essencial de louro podem ser atribuídos às suas propriedades anti-sépticas, antibióticas, anti-espasmódicas, anti-nevrálgicas, analgésicas, aperitivas, adstringentes, colagogas, emenagogas, febrífugas, inseticidas, sedativas, estomáquicas, sudoríficas e tónicas.
Este óleo é extraído por destilação a vapor das folhas frescas do louro, cujo nome científico é Laurus Nobilis. Os principais constituintes do óleo essencial do louro são alfa pineno, alfa terpineol, beta pineno, chavicol, acetato de geranil, eugenol, limoneno, linalol, metil chavicol, mirceno e neral. O loureiro é uma árvore nativa da Ilhas do Mediterrâneo a partir de onde se acredita ter se espalhado para outras partes do mundo. O louro ocupou um lugar importante na Roma e Grécia Antiga, tanto nas suas culturas, religiões e nos seus medicamentos.
Mas, uma vez que estamos aqui para discutir a importância medicinal dos óleos essenciais, veremos agora que tesouros ele contém:
  • Anti-séptico: As feridas não devem ser ignoradas, mesmo quando parecem pequenas, principalmente quando são feitas por objetos de ferro, enferrujado ou não, ou objetos sujos ou impuros. As feridas são muito propensas a tornarem-se sépticas ou contrairem o tétano, resultando em graves convulsões, câimbras, falta de ar, raiva e mesmo insanidade. A propriedade anti-séptica deste óleo protegeas feridas contra infecções e inibe o crescimento bacteriano, ajudando a evitar situações dolorosas.
  • Antibiótico: Este óleo também é conhecido pelas suas propriedades antibióticas. Isso significa, que inibe qualquer tipo de crescimento biótico (crescimento de micróbios, bactérias, fungos etc) no corpo e protege-o eficazmente contra as infecções. Há mais uma vantagem de usar este óleo como um antibiótico. É completamente seguro e não tem efeitos secundários adversos (a menos que usado em doses muito elevadas), ao contrário dos medicamentos antibióticos disponíveis no mercado que prejudicam o fígado, o coração e outros órgãos internos.

  • Anti-nevrálgico: A nevralgia é muito dolorosa e deixa quase toda a região oral, incluindo a garganta, ouvidos, amígdalas, base do nariz, laringe e faringe e as áreas circundantes com sensação de dor aguda. Ela é causada devido à compressão do nervo glossofaríngeo ou nono nervo craniano pelos vasos sanguíneos circundantes, que tendem a inchar quando estimulados como resultado de mascar, comer, rir, gritar ou qualquer outra emoção ou movimento naquela região. O óleo essencial do louro tem propriedades analgésicas e adstringentes, cada uma ajuda a aliviar a dor da nevralgia da sua própria maneira. Sendo um analgésico, reduz a sensação de dor na área afetada. Então, sendo um adstringente, que induz a contração dos vasos sanguíneos, aliviando a pressão sobre o nervo craniano, provocando o alívio imediato da dor.

  • Anti-espasmódico: Cólicas, tosse, dores, diarreia, problemas nervosos e convulsões são algumas das doenças causadas por espasmo, que é uma contração excessiva nas vias respiratórias, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos internos. Não só causam as doenças acima mencionadas, mas às vezes também podem tornar-se fatais se forem excessivas. Por exemplo, os espasmo excessivos no sistema respiratório podem deixar alguém sem fôlego ou sufocá-lo. O óleo essencial de louro alivia os espasmos, relaxando as contrações e ajudando a evitar os perigos relacionados ou outras doenças.

  • Analgésico: Um analgésico, como este óleo essencial de louro, reduz a dor e é particularmente eficaz em dores resultantes de tosse e frio, infecções virais, gripes, entorse, etc. Desta forma, é melhor do que os comprimidos analgésicos disponíveis no mercado que causam danos ao coração, ao sistema digestivo e ao sistema nervoso.

  • Aperitivo: A perda de apetite é um problema muito comum para as pessoas que vivem nas cidades, com a pressão excessiva de trabalho no escritório, bem como em casa, uma correria sem fim por dinheiro e quase nenhum tempo para relaxar ou fazer exercício. Esta perda de apetite, eventualmente, induz deficiências agudas no corpo. Assim, um agente aperitivo pode ser uma grande ajuda nestes casos. E não há nada melhor do que um aperitivo à base de plantas como este óleo essencial de louro para ajudar a comer um sumptuoso almoço ou jantar.

  • Adstringente: Já lemos acima que a adstringência pode ser benéfica no tratamento de condições dolorosas como a nevralgia. Mas não é o seu único benefício. A acção principal de um adstringente é induzir as contrações nos músculos e tecidos. Estas contrações ajudam de muitas maneiras. Elas fortalecem a aderência das gengivas sobre os dentes, têm efeito de "lifting" na flacidez da pele e músculos, fortalece a preensão do couro cabeludo na raiz do cabelo evitando assim a queda de cabelo e finalmente, induz as contrações nos vasos sanguíneos ajudando assim a hemorragia a estancar.

  • Colagogo: O óleo de louro promove a descarga de bilis para o estômago, ajudando assim a manter o equilíbrio dos fluídos ácido e básico. A bilis é usada para desfazer moléculas complexas de alimentos e para neutralizar os ácidos em excesso lançados no estômago, o que é muito importante uma vez que este excesso de ácido pode desgastar o revestimento interno do estômago, causando úlceras.

  • Emenagogo: Esta propriedade do óleo essencial de louro é eficaz para fazer aparecer a menstruação em falta e tornar os períodos regulares. Também alivia a dor e outros problemas associados com os períodos.

  • Febrífugo: Uma vez que certos componentes do óleo de louro são capazes de combater infecções originam tosse, constipações, febre, etc, este óleo ajuda a reduzir a febre. A sua propriedade sudorífica também contribui para isso, já que a transpiração ajuda a abaixar a temperatura do corpo.

  • Inseticida: É letal para insetos e animais pequenos. É mais uma propriedade benéfica deste óleo, que ajuda a afastar os insetos. Isto pode ser usado em fumigantes, sprays, vaporizadores e noutras maneiras de manter longe os insetos.

  • Sedativo: Este óleo sedativo trata crises e distúrbios nervosos e ajuda a aliviar doenças como epilepsia, histeria, convulsões, ansiedade, stress, depressão, raiva etc,

  • Estomacal: O estômago é a raiz da saúde e é a raiz de todos os problemas de saúde. Os problemas de saúde são o resultado de uma doença no estômago. Se ele estiver a funcionar bem, a saúde geral permanecerá bem. Isto é exatamente o que o óleo de louro faz. Ele mantém o estômago a funcionar muito bem e de boa saúde, protegendo-o de infecções, úlceras, acidez, etc.

  • Sudorífico: O óleo essencial de louro promove a transpiração e facilita a remoção de toxinas, excesso de sal, água e gordura do corpo através do suor. Isso torna o corpo mais leve e afasta as doenças causadas pela acumulação de toxinas, sal e água no corpo. A transpiração também abaixa a temperatura do corpo em caso de febre.

  • Tónico: Esta propriedade do
    óleo essencial de louro é benéfica para todo o corpo. Além disso, melhora as funções metabólicas, como a decomposição de alimentos e a absorção dos nutrientes por tonificar o fígado, o estômago e os intestinos, ajudando-o a crescer forte e saudável; regula o sistema excretor; as secreções endócrinas de hormonas e enzimas e também tonifica o sistema nervoso, tornando-o mais desperto e ativo, e, finalmente, estimula o sistema imunológico, protegendo-o contra infecções.

  • Outros Benefícios: O óleo essencial de louro é igualmente eficaz em sintomas como reumatismo, nevralgias, dores musculares, problemas de circulação, frio, infecção dental, gripe, diarréia, infecções da pele e a promover o crescimento de cabelo, a saúde geral do couro cabeludo, etc
Algumas palavras de precaução: Devido à presença de alta concentração de eugenol, este óleo pode causar irritações na pele e membrana mucosa. Ele deve ser evitado na gravidez."

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/beneficios-para-a-saude-do-louro/

4 comentários:

  1. Embora o utilize com frequência, também não conhecia a extensão dos seus benefícios.

    Muito obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de louro e tinha um loureiro (aqui ainda pequeno: http://apanificadoraribeiro.blogspot.pt/2009/09/menta-e-loureiro.html) na minha varanda, mas acho que foi atacado pela cochonilha. Tenho de arranjar outro, porque faz muito jeito!

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.