quinta-feira, 23 de maio de 2013

AZEITONA- BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE



"As azeitonas são uma boa fonte de vitaminas.


As gorduras monoinsaturadas são menos susceptíveis de sofrer alterações que do que as gorduras polinsaturadas e nesse sentido é benéfico possuir algumas camadas das primeiras gorduras no exterior das nossas membranas como aquelas que envolvem o DNA.

A estabilidade das gorduras monoinsaturadas traduz-se num efeito protector sobre a célula que, especialmente quando combinada com a protecção antioxidante oferecida pela vitamina E, podem reduzir o risco de doenças e inflamações. Além disso, a vitamina E presente nas azeitonas contém uma variedade de fitonutrientes benéficos activos incluindo polifenóis e flavonóides que também têm significativas propriedades anti-inflamatórias.



A Azeitona protege contra os radicais livres

 A vitamina E é o antioxidante primário do corpo e faz parte do grupo dos lipossolúveis. A sua acção neutraliza os radicais livres presentes em todas as áreas ricas em gordura do corpo. 

Mesmo quando o organismo funciona perfeitamente aquando da produção de energia ocorre a formação de radicais livres e por esta razão a vitamina E em combinação estável com as gorduras monoinsaturadas torna-se um factor de segurança importante para os processos celulares. 

Quando os processos celulares não são bem protegidos, como é o caso da produção de energia mitocondrial, os radicais livres produzidos podem provocar danos nas proximidades das moléculas.Quando os processos celulares não são bem protegidos, como é o caso da produção de energia mitocondrial, os radicais livres produzidos podem provocar danos nas proximidades das moléculas.

Quando a mitocôndria de uma célula é danificada a célula não consegue produzir energia suficiente para suprir suas necessidades energéticas e morre, no caso de ser danificado o DNA a célula pode sofrer mutações e tornar-se cancerosa.


A Azeitona protege contra doenças cardíacas

A presença de radicais livres pode trazer variadas consequências, como é o caso do aparecimento de determinadas doenças. Por exemplo, quando os radicais livres causam a oxidação do colesterol, o colesterol oxidado acumula-se nos vasos sanguíneos, mais especificamente nas artérias, podendo conduzir a um ataque cardíaco ou derrame. Assim, os nutrientes presentes nas azeitonas ao evitar a oxidação do colesterol ajudam a prevenir doenças cardíacas.

A Azeitona promove a saúde gastrointestinal

Os radicais livres ao danificar o DNA das células do cólon podem conduzir à formação de células cancerosas, pelo que uma maior ingestão de vitamina E e de gorduras monoinsaturadas está associada a uma diminuição do risco do cancro do cólon. Os nutrientes presentes nas azeitonas assumem assim um papel importante nesta prevenção ao neutralizar os radicais livres.

A Azeitona tem acção anti-inflamatória

A acção anti-inflamatória dos compostos presentes nas azeitonas, isto é, das gorduras monoinsaturadas, vitamina E e polifenóis pode simultaneamente reduzir a gravidade da asma, osteoartrite, artrite reumatóide. A maioria dos danos provocados pelas referidas doenças é causada por níveis elevados de radicais livres.
A vitamina E pode inclusivamente reduzir a frequência e/ou intensidade das ondas de calor nas mulheres que atravessam a menopausa."


Fonte: http://www.i-legumes.com/azeitona_beneficios.html

4 comentários:

  1. Fico muito satisfeita em saber, porque sou viciada em azeitonas pretas! Se abro uma embalagem, não descanso então não lhe vejo o fim!

    ResponderEliminar

Agradeço a sua visita e participação.