terça-feira, 21 de maio de 2013

BENEFÍCIOS DO SAL




"Na medida certa: utilize o sal para seu benefício
Quem não gosta de uma comida com um tempero mais apurado, que faça com que tenhamos água na boca ao sentir o aroma de determinado prato?
Para este um sabor mais apurado, geralmente o sal é um dos componentes mais utilizados. Apesar de ser essencial para saúde, pois auxilia na manutenção do equilíbrio hídrico e o funcionamento regular das células, é importante consumir com moderação. Para falar sobre isso, o Portal De Bem com a Vida ouviu a nutricionista Maristela Bassi Strufaldi, educadora em Diabetes pelo International Diabetes Federation/ Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Associação Diabetes Brasil (ADJ).
Portal De Bem com a Vida: Qual a importância do sal de cozinha para a nossa saúde?
O sal de cozinha é composto por 40% de sódio, um nutriente essencial para nosso organismo, o qual contribui para a regulação osmótica dos fluídos e atua na condução de estímulos nervosos e na contração muscular. Entretanto, seu consumo excessivo está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.
Portal De Bem com a Vida: Qual é a quantidade recomendável por dia?
De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira e a Organização Mundial da Saúde, o consumo máximo de sal por dia não deve ultrapassar 5g, o que equivale à 2000mg de sódio / dia. Em medida caseira, isso representa uma colher de chá de sal. É importante lembramos que os alimentos que consumimos possuem o sódio intrínseco, já presente nos alimentos, sem ter adicionado sal propriamente dito.
Portal De Bem com a Vida: Quais são as consequências de quem utiliza acima da quantidade recomendada?
Hoje é de conhecimento que, em populações que consomem muito sal, os índices de hipertensão são mais altos à medida que as pessoas envelhecem. Logo, uma das maiores consequências do consumo abusivo de sal em longo prazo é a hipertensão arterial e consequentemente aumento do risco de doenças cardiovasculares. Em curto prazo, a retenção de líquidos e sensação de inchaço é algo visto a olho nu.
Portal De Bem com a Vida: Como podemos analisar os produtos nos rótulos dos alimentos para verificar se a quantidade do sal está acima do permitido?
A informação nutricional, sobre a quantidade de sódio na embalagem dos produtos alimentícios, é obrigatória. Se a quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde, devendo ser evitado.
Portal De Bem com a Vida: Por que os alimentos industrializados costumam ter mais sal em sua composição?
Além de conferir sabor ao alimento industrializado, o sal funciona como um conservante natural de tais produtos. Logo, há maior tempo de prateleira (validade), garantia na segurança sanitária, além de apresentar funções tecnológicas como textura e estrutura nos produtos.
Portal De Bem com a Vida: As pessoas com diabetes têm mais riscos de saúde ao utilizarem mais sal?
Todas as pessoas devem evitar o consumo abusivo do sal, independentemente de ter ou não diabetes. O que ocorre é que a presença do diabetes já é um fator de risco para doenças cardiovasculares, principalmente se há um mal controle glicêmico. Sendo assim, a manutenção de uma alimentação equilibrada e que apresente o controle do consumo do sal é um fator benéfico e preventivo de complicações crônicas.
Portal De Bem com a Vida: Quais são as dicas para as pessoas utilizarem o sal de forma e na quantidade adequada?
O sal pode ser trocado, nas receitas, por ervas e condimentos que acentuem o sabor dos alimentos. Para que a comida tenha mais sabor, recomenda-se a utilização dos temperos naturais à vontade, por exemplo: alho, cebola, salsa, cebolinha, hortelã, gengibre, manjericão, alecrim, orégano, entre outros.
Seguem outras dicas e uma receita de substituição do sal:
1. Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, que são ricos em sódio, glutamato monossódico, entre outros;
2. Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3. Evite também o uso de gordura animal como o bacon, toucinho, entre outros;

4. Não utilize saleiro à mesa;

5. Não acrescente sal no alimento depois de pronto."


Fonte:http://portaldebemcomavida.com.br/consumidores/nutri%C3%A7%C3%A3o/nutri%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel/benef%C3%ADcios-do-sal.aspx

4 comentários:

Agradeço a sua visita e participação.